(67) 3668-1292

Rua Barão do Rio Branco, 1477 - Centro - Paranaíba/MS
aciparanaiba@terra.com.br

  • Quero ser associado
  • Vantagens de ser associado
  • Facebook

Consulta SCPC






 

Parceiros

História

Conheça nossa história de muita dedicação e tabalho.
Sede da ACIP, situada na Rua Barão do Rio Branco, nº 1.477, bem localizada no centro da cidade.

 

FUNDAÇÃO:

Aos vinte e três dias do mês de maio do ano de 1967, reuniram-se os comerciantes e industriais da cidade de Paranaíba, então estado de Mato Grosso, com a finalidade exclusiva de fundar a Associação Comercial e Industrial de Paranaíba, constando ainda do programa a discussão e aprovação do seu Estatuto e eleição da primeira Diretoria e Conselho Consultivo.

Essa reunião foi realizada no prédio do Rotary Club, cito á  Rua Wladislau Garcia Gomes n° 83, onde foi constatada a presença de 115 empresários, os quais foram considerados sócios fundadores dessa Associação Comercial.
Foi presidida pelo Sr. José Agi e secretariada pelo Sr. João Bertani, comerciante da cidade de Aracatuba-SP, que foi o mentor da idéia de instalação de uma associação comercial nesta cidade.

 

PRESIDENTES:

- Sr. José Agi, 23 de maio de 1967 a 31 de Dezembro de 1967,
- Sr. Cristovan Pereira dos Santos em 1° de Janeiro de 1968 a 31 de dezembro de 1968,
- Sr. Neif Abdul Rhamadan El Assal em 1° de Janeiro de 1969 a 1° de janeiro de 1970,
- Sr. Mickael Nayef El Sabeh em 02 de Janeiro de 1970. Reeleito para os anos de 1971, 1972, 1973.
- Vicente da Silva Mendonça 1980 a 1982
- Jesus Juracy de Figueiredo 1982 a 1983
- Jesus Beraldi 1983 a 1985
- Antônio Lemos de Freitas 1986 a 1988
- Valdir Leão de Souza 1988 a 1990
- Mauro Celso Grande 1991 a 1992
- Sr. Nelson Luiz Martins Zatti 1993 a 2003
- Luciano Barbosa Muniz 2004 a 2006
- Flávio Silveira Cury 2006 a julho de 2010
- Nilton Antônio Pires Junior - Agosto a Dezembro de 2010
- Gilmar Soares Góis 2011 a 2014

- Flávio Silveira Cury 2015/2016

- Flávio Silveira Cury 2016/2018

 

LUTAS:

Nas atas de reuniões nesse período, foram registrados a ênfase da entidade nas comemorações do Dia do Comerciante, o empenho na representação da sociedade local reivindicando junto aos poderes públicos municipal, estadual e federal melhorias na infra-estrutura do município, como instalação de esgotos, melhoria no atendimento médico, implantação de via férrea, criação da Guarda Noturna, melhoria dos serviços telefônicos, instalação da rede de energia elétrica, que até 1968 era através de gerador neste município, e, graças a um encontro do Sr. Francisco Neves com o então Secretário do Planejamento Sr. José Belmiro Simões na cidade de Mineiros-GO, se tornou realidade em nosso município. Este fato se deu no encontro de Prefeitos realizado naquela cidade, quando o prefeito de nossa cidade era o Sr. Ozires Vieira de Souza.
 

O principal problema registrado naquela época era o serviço de transportes de mercadorias provenientes de outros estados, cujo meio mais usado era o ferroviário que tinha como ponto final a Agência de Presidente Vargas, e mantinha uma conexão rodoviária em nossa cidade.


 

Destaca-se que nesse período a Associação Comercial de Industrial de Paranaíba já gozava de grande prestígio junto aos órgãos estatais, e era a grande forca política na luta pelo desenvolvimento da região, buscando os recursos de maior necessidade para a coletividade.


 

Em 31 de marco de 1969, foi apresentada proposta do Sr. João Mendes, oferecendo a ACIP o terreno localizado na Rua Barão do Rio Branco, esquina com a 7 de Setembro (atualmente Cel. João Pereira Dias) pelo preco de NCR$ 3.000,00 (Tres mil cruzeiros novos), o qual foi adquirido em seguida pelo então Presidente.

Embora não haja registro em ata, consta no livro de registro de presenças que em 06 de dezembro de 1970 foi inaugurada a sede própria da Associação comercial no atual endereço.

Nos anos de 1974 a 1979, foram realizadas diversas reuniões e eleições de diretoria, porém, não foram registrados até 1980.

Só em 1980 sob a presidência do Sr. Vicente da Silva Mendonça e que se iniciaram novos registros de reuniões dos associados da ACIP, onde se enfatizava a busca dos interesses da classe empresarial de nossa cidade.

Nesse período, foram registrados: a criação do SPC em 18 de Novembro de 1981, A SEMANA DO CONSUMIDOR e O NATAL DO CONSUMIDOR em 1987, o convênio da ACIP com os médicos locais, e foi ressaltada também a luta dos dirigentes desta Associação Comercial frente aos atos de repressão e constrangimentos da fiscaliza ção estadual aos comerciantes locais, lutando e alcançando êxitos nas divergências entre Estado e Empresariado.

De 1993 a 2004, sob a presidência do Sr. Nelson Luiz Martins Zatti, a Associação Comercial e Industrial de Paranaíba buscou sempre cumprir com fidelidade o principal objetivo desta agremiação, que e "lutar pelo progresso do comércio e industria de Paranaíba", promovendo inumeras realizações e fortalecendo a entidade.

Neste período, foram realizadas as primeiras palestras no auditório da ACIP, com estrutura totalmente moderna, iniciou-se neste ponto uma nova jornada de sucesso.

 

INFORMATIZAÇÃO:

Em junho de 2004, a ACIP passou a ser presidida por Luciano Barbosa Muniz, que começou informatizando o sistema de consultas, implantando a URA, ampliou a campanha da final de ano milionário e especialmente, reestruturou os procedimentos operacionais: administrativos, financeiros e de eventos. Investiu também na qualificação dos funcionários, valorizando suas capacidades. Promoveu a adequação do estatuto conforme o novo código civil e de setembro de 2006 a ACIP passou a ser denominada Associação Empresarial, pois assim pode congregar todas as classes, segundo coloca a CACB (Confederação das Associações Comerciais do Brasil) e a FAEMS (Federação das Associações Empresarias de Mato Grosso do Sul), que dentre suas alterações, foi a redução do tempo de presidência de três anos para dois anos. Ainda no mês de setembro de 2006, foi realizada a eleição, quando pela primeira vez houve o registro de três chapas. Isto sem dúvida marca a história da ACIP, pois enfatiza a credibilidade a então diretoria da época apresentava. Assim sendo, foi eleito para o biênio 2006/2008 Flávio Silveira Cury.

Em janeiro de 2006 toda a atenção foi voltada para a realização da primeira feira do comércio local, a FECOMPAR. Em setembro de 2006, foi realizada a segunda edição. O mês de março, já se tornou tradicional a realização do jantar em homenagem aos Destaques.

Na parte de reestruturação da ACIP realizada pela atual gestão, está a climatização do auditório, com capacidade para 200 pessoas. Além de uma reforma completa (pinturas, acabamentos, luminárias, telhados, etc) para melhorar ainda mais a estrutura e manter a conservação do prédio.

Registramos também que a partir deste mandato, todas as datas alusivas (Dia das Mães, Dia dos Pais, dia das Crianças, Final de ano), os associados recebem cupons gratuitos para distribuir aos seus clientes.

Em 2010, o Presidente Flávio Silveira Cury, solicitou afastamento para ingressar no ramo político, dando início ao mandato de Nilton Antônio Pires Junior, que permaneceu por cerca de cinco meses.

Neste período foi criado o Balcão de Emprego em parceria com a UFMS, também foi implantado o sistema de consultoria jurídica, foi criada a central de recuperação ao crédito, e também a parceria com o Banco do Brasil, para ampliar as linhas de crédito das empresas, tais como o FCO, BNDS, entre outras.

Em 2011 foi eleito para presidente o Sr. Gilmar soares Gois, que até então atuou para manter todas as conquistas em ação, buscando sempre novos associados e parceiros, investindo na capacitação do pessoal que atua frente à ACIP, foi criada a parceria com UNIMED e BENSAÚDE a linha de planos de saúde empresariais, em parceria com a Federação do Comércio de Mato Grosso do Sul, a pesquisa Sazonal das datas comemorativas, entre outros.

Em outubro de 2014, foi então eleito o sr. Flávio Cury, que já havia sido presidente anteriormente, com planos de uma administração dinâmica e participativa, criou entao a promoção 4 em 1, unificando as quatro promoções sazonais do ano, dia dos pais, dia das mães, dia dos namorados e dia das crianças.

 A Atual administração busca sempre inovar, proporcionando à população paranaibense, em parceria com o SEBRAE, treinamentos em vários seguimentos, ampliando assim o conhecimento e a mão de obra qualificada da nossa cidade.

 

SÓCIOS FUNDADORES DA ACIP:

- Naif Abdul El Assal
- Antonio Miziara
- Jose Agi
- Joao Bertani
- Ivo Fabres de Queiroz
- Antonio Feliciano Ferreira
- Virilan Francisco Amaral (Bar Feira)
- Mikhael Nayef El. Sabeh
- Joao Cury
- Satiro Leandro Dantas
- Joaquim Esquerdo Quadrado
- Joao Pedro da Silva
- Daladier Agi
- Osvaldo Ferreira Lima
- Osvaldo Alves da Cunha
- Jose Batista de Camargo
- Luiz Farinha
- Sebastiao Goncalves Castro
- Jose de Souza
- Ananias Elias Ferreira
- Antonio Francisco Guilherme
- Joao Maximo de Faria Limao
- Joao Elias Ferreira
- Emerson O.Fernandes (Aracatuba)
- Nivaldo Cunha
- Anadissor Franco de Almeida
- Solon Pedro Rodrigues Mancini
- Fernando Hans
- Jose Alvaro Agi
- Antonio Francisco Guilherme
- Pedro Alves Pinho
- Cecilio Alves de Freitas
- Vicente Umbelino de Faria
- Lourival Alves de Queiroz
- Akira Kobayashi
- Daniel Martins Ferreira
- Rui Valin de Mello
- Joao Luiz de Oliveira Silveira
- Silvestre Ventura Rezende
- Tiago Lacerda
- Antonio Reis de Oliveira
- Natal Ferreira de Freitas
- Jose Garcia da Silva Lata
- Jesus dos Santos
- Jayme Oliveira Carvalho
- Francisco Souza Barros
- Aristides Neto (Preto Barbeiro)
- Neurisio Alves de Freitas
- Clementino Barbosa
- Lazaro Prado
- Jamil Alves Diniz
- Jesus Beraldo
- Darcy Francisco Neves
- Fares Chalub
- Gercino Ferreira de Freitas
- Anisio (Gerente da Volkswagen)
- Antenor Gonçalves de Castro
- Sebastião Lucas da Silva
- Luiz Santana
- Joao Batista Nunes
- Jose Rodrigues
- Jose Cunha
- Carlos Tucci
- Edu Queiroz Neves
- Antonio Alves dos Santos
- Deoclesio Pereira de Souza
- Walter Grande
- Durval Ferreira de Jesus
- Berneval Normandia
- Mariano de Paula
- Jose Jeronimo Gomes
- Sebastiao Leal Ferreira
- Francisco Rodrigues de Lima
- Odalio M. Duarte
- Joao Goncalves de Moraes
- Adilson Ribeiro
- Manoel Francisco do Espirito Santo
- Antonio Carlos da Silva
- Marcilio Alves Diniz
- Braz Alves dos Santos
- Joaquim Silveira Vilela
- Guilherme Freitas Silveira
- Euclides Rodrigues da Silva
- Benedito Orivaldo do Amaral
- Ovidio Pereira
- Martinho da Palma e Mello
- Jose Delfim Guimaraes
- Joao Elias Ferreira
- Cristovan Pereira dos Santos
- Francisco de Souza Faria
- Achilles da Palma e Mello
- Joao Rodrigues de Mello
- Silvio Ribeiro Machado
- Alcides Alves Garcia
- Mauricio
- Rodolpho Schmidt
- Pedro Fabres de Queiroz
- Anagina Correa da Costa
- Durval Ferreira de Jesus
- Nancylta Salgueiro Dias
- Mohamed Baracat El Assal
- Idalo Ananat Maluf
- Osires Vieira de Souza
- Gustavo Rodrigues da Silva
- Abel Rodrigues de Freitas
- Geraldo Jose de Souza Barros
- Osvaldo de Freitas Silva
- Zenith de Souza Faria
- Joao Batista Machado
- Tome Mariano Sobrinho
- Luiz Pintor



<< Voltar

Associação Empresarial de Paranaíba
Rua Barão do Rio Branco, 1477 - Centro - Paranaíba - MS

(67) 3668-1292

Sophus